Assinar a revista Stella
Assine a
Stella

Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão celebra 10 anos com abertura de pátio multiusos

IRNSF | 03-07-2025 Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão celebra 10 anos com abertura de pátio multiusos

A benção e abertura do novo espaço do Centro Social teve lugar a 18 de junho em Timor.


O Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão (CS PMNF), com novas instalações inauguradas há um ano, em junho de 2024, celebrou a 18 de junho último os seus 10 anos de fundação com a abertura e bênção, com a presença da Senhora Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, Dra. Maria Manuela Bairos, de um Pátio Multiusos, construído com o apoio financeiro da Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos, do Porto/Portugal.

Além da ocupação dos tempos livres e do apoio aos estudos de crianças e jovens, o ensino da língua portuguesa é uma das prioridades da congregação no âmbito deste centro social, que conta também com o envolvimento de voluntários portugueses no ensino do idioma.

Nas suas palavras no momento da benção e inaugaçao do pátio multiusos - na íntegra abaixo -, a irmã Cristina Macrino, Presidente da Fundação e Diretora do Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão, recordou as diversas fases por que passou o Centro Social até ao momento atual.

"A nossa história vai se construindo com pequenos passos, hoje também demos abertura ao novo Pátio Multiusos, um espaço exterior que precisou de ser melhorado com a colocação de uma cobertura e um novo pavimento para que as crianças possam brincar, jogar, correr e descansar das suas atividades mais exigentes", disse.   

Para breve está prevista a edição de um livro de testemunho de voluntários que passaram pela missão da congregação em Timor nos últimos anos, nas diferentes vertentes de serviços, anuncia a irmã Armandina Neto.

 

Imagem: Abertura e benção do Pátio do Centro Pastoral Padre Manuel Nunes Formigão, a 18 de junho

 

 

Discurso da Irmã Cristina Macrino:

Sua Excelência Sra. Embaixadora de Portugal Dra. Manuela Bairos

Exmo. Sr. Diretor do MSSI Município Bobonaro, Dr. Acácio Gonçalves

Reverenda Irmã Superiora Geral da Congregação das irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, irmã Armandina Pimenta Neto

Exmo. Chefe Departamento assuntos Instituições Solidariedade Social, Dr. Fernando Pereira Godinho

Reverenda Superiora da comunidade de Memo, irmã Rosa Ribeiro

Exmo. Diretor da Escola de Memo, prof Alfredo dos Santos

Caros Ilustres Convidados e voluntarias, reverendas irmãs e reverendo Padre Levinson

 

Hoje o dia é de gratidão, celebramos 10 anos de serviço do Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão! Uma comemoração que queremos marcar pela Cooperação com o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão de Timor Leste.

 Ao longo destes 10 anos o caminho foi percorrido com muitos desafios, iniciado em Agosto de 2015, com a Aprovação de Sua Excelência Sra. Ministra da Solidariedade Social e Inclusão Dra. Isabel Guterres, hoje Embaixadora de Timor Leste em Lisboa – Portugal. Naquela época a nossa pouca experiencia lançava-nos num projeto que estava num início de definição de objetivos e também sem espaços físicos, avançámos para a construção dum Salão com material tradicional com a colaboração dos professores da Escola Básica de Memo, e foi um sucesso! As atividades diárias eram para as 150 crianças, das quais 76 eram meninas e 74 eram meninos, hoje já jovens! No ano de 2017 tínhamos já 200 crianças do 1ºano ao 9ºano. Em 2019 o número de crianças já incluía a pré – escolar e contámos com 281 crianças. Neste ano tivemos de demolir o salão para a construção da Clinica e construímos no espaço da residência uma nova Sala provisória para que as atividades pudessem continuar diariamente.

 Este foi um tempo difícil pelas limitações do espaço físico e a organização das atividades mais limitadas, com o todo o esforço assim fomos cumprindo todos os objetivos daqueles anos. Mas com alegria, esperança e a contribuição de todos, também dos voluntários que foram passando por este Centro Social provisório, conseguimos chegar ao termo final dos nossos sacrifícios e dificuldades e também pela compreensão e tolerância do nosso Ministério de Solidariedade Social e Inclusão que nos tempos de monotorização e visitas sempre aceitou as nossa dificuldades e nos apoiou, hoje queremos agradecer por tudo.

No início de 2021 começámos a sonhar as novas instalações do Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão, adquirimos o terreno e demos inicio à limpeza e ao aterro desta grande obra que se tornou uma realidade no dia 28 de Junho de 2024. Nesta Inauguração esteve presente Sua Excelência Sr. Primeiro-ministro Kay Rala Xanana Gusmão, Sua Excelência a Sra. Ministra Do nosso Ministério da Solidariedade Social e Inclusão Dra. Verónica das Dores, Sr. Diretor Geral Dr. Florêncio Gonzaga, Sra. Embaixadora de Portugal Dra. Manuela Bairos hoje também celebra  connosco e muitas outras entidades, marcando assim a historia do nosso Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão. Neste ano de 2025 o número de beneficiários do Centro Social desde a Pré-escolar ao 9ºano são 400 inscritos: 256 meninas e 144meninos, de 4 aldeias do Suko tapo: Pipgalak 1, Pipgalak 2, Lepguen e Uluatim. Diariamente as nossas crianças frequentam as atividades e têm uma refeição completa, regressando a casa com a motivação de quem gosta de aprender e desenvolver as suas capacidades.

Celebrar 10 anos de serviço é marcar o compromisso de continuar a servir o Suko Tapo Memo, dar um contributo na educação, na valorização de competências, na aprendizagem da língua portuguesa, e criar formas de motivação para que em cada dia cada beneficiário tenha a vontade de fazer um caminho na construção para um futuro mais feliz! Obrigada ao Ministério de Solidariedade Social e inclusão pelo apoio e financiamento ao longo destes 10 anos de serviço.

A nossa história vai se construindo com pequenos passos, hoje também demos abertura ao novo Pátio Multiusos, um espaço exterior que precisou de ser melhorado com a colocação de uma cobertura e um novo pavimento para que as crianças possam brincar, jogar, correr e descansar das suas atividades mais exigentes. Este espaço foi conseguido graças à generosidade de muitos portugueses, mas essencialmente á grande promotora deste projeto a portuguesa Marisa Barroca, presidente da associação mercado dos Santos no Porto e  a sua filha Mariana Telles, que tudo fizeram para que pudéssemos hoje inaugurar  este espaço tão essencial no nosso Centro Social. Queremos expressar profunda gratidão a estas nossas amigas da missão Marisa Barroca e Mariana Teles, que são a partir de hoje titulares do Pátio Multiusos e que nos irão visitar e ajudar no próximo mês de Julho.

Hoje temos o privilégio de estar connosco, Sua Excelência Sra. Embaixadora de Portugal, Dra. Manuela Bairos que nos acompanha desde 2014, ano em que nos visitou pela primeira vez. E, Desde essa visita sempre ficou unida na sua amizade e admiração. Queremos agradecer todo o seu apoio e presença em diferentes eventos realizados, relembro a apresentação do livro: Memo Gie Istoria, um projeto apoiado e financiado pela cooperação portuguesa e embaixada de Portugal, na Biblioteca do Centro Cultural Jorge Sampaio, um momento especial que nunca esqueceremos. A sua dedicação para que a língua portuguesa seja uma mais-valia para Timor Leste foi também um objetivo muito amado pela Sra. embaixadora de Portugal neste tempo de missão em Timor Leste. A língua portuguesa é o maior desafio e o objetivo mais complexo a ser vivido e a ser desenvolvido em Timor, e,  é certo que nós aqui no nosso Centro Social vamos continuar a motivar os nossos beneficiários, para que essa aprendizagem seja uma realidade e possa ser um dia orgulho e meio de desenvolvimento para as nossas crianças e jovens do Suco Tapo Memo. Á Sra. Embaixadora de Portugal que hoje se despede de todos nós, expressamos muita gratidão e desejamos de todo o coração muitas felicidades e muita saúde para continuar a sua missão em outro lugar e que nunca se esqueça de nós, porque nós também não a esqueceremos!

Termino com um pensamento de  William Arthur Ward "A gratidão pode transformar dias comuns em 'ações de graças', transformar trabalhos rotineiros em alegria e transformar oportunidades normais em bênçãos."

Somos bênção mas somos essencialmente abençoados,

Obrigada a todos pela vossa atenção e presença neste grande dia! Vamos continuar a nossa festa com as nossas crianças que se preparam para vir ao palco apresentar alguns momentos artísticos com muita alegria e naturalidade!