A 9 de junho foi inaugurado em Timor Leste o Laboratório Professor Doutor Henrique Curado, o primeiro laboratório de análises clínicas do suco de Memo, na diocese de Maliana, município de Bobonaro.
A nova estrutura, que recebeu o nome do jurista e professor doutor português que trabalhou em Timor, foi instalada no edifício da Clínica Madre Celina dos Santos e representará um reforço significativo nos cuidados de saúde prestados à população local.
A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Saúde de Timor-Leste, Dra. Élia dos Reis Amaral, e de representantes das entidades civis religiosas locais.
Também presente na cerimónia inaugural e agora de regresso a Portugal, a superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, a irmã Armandina Neto, expressa a gratidão da congregação religiosa às entidades públicas e privadas e aos benfeitores, portugueses e timorenses, que possibilitaram e contribuíram para a concretização do projeto.
“Em Timor muitas vezes temos de trabalhar ao contrário: criamos primeiro as estruturas físicas e conseguimos os equipamentos necessários e só depois conseguimos da parte das entidades os profissionais para os serviços respetivos, mas o importante é que sempre vamos conseguindo”, refere a irmã Armandina.
A congregação conta atualmente com três religiosas portuguesas em missão em Memo, ao serviço de dois projetos principais: a Clínica Madre Celina dos Santos, inaugurada em julho de 2020, e o Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão (CS PMNF), a trabalhar na área da educação e da pastoral há dez anos.
A clínica, com protocolo estabelecido com o Governo timorense, trabalha em várias áreas da saúde e conta com equipa médica e de enfermagem local, além do serviço de voluntários. A congregação, sob a coordenação da irmã Cristina Macrino, enfermeira, faz ainda serviço de ambulatório.
“Tem sido fundamental a generosidade de médicos e outros profissionais de saúde voluntários, sobretudo de portugueses, mas não só; ainda recentemente lá tivemos uma médica italiana a colaborar conosco”, destaca a irmã Armandina.
No momento inaugural, a irmã Cristina Macrino, diretora da Clinica, - discurso na ìntegra abaixo - lembrou: "Parece nos muito importante agradecer e valorizar o muito e o pouco e nunca o esquecermos no tempo futuro".
Timor Leste, um país cheio de desafios
Apesar do entusiasmo e dedicação, os desafios na missão em Timor permanecem, assim como permanecem os desafios da população local.
A superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima destaca a precariedade das infraestruturas rodoviárias como um entrave ao desenvolvimento. “Imagine um problema de saúde grave. Mesmo que conseguíssemos uma ambulância, os caminhos são impraticáveis. Uma viagem equivalente a Lisboa-Porto pode demorar mais de quatro horas. E, como na saúde, outros aspetos da vida das pessoas são prejudicados pelas dificuldades de deslocação de pessoas e bens”, lamenta a irmã Armandina Neto.
“Estou muito agradecida às irmãs que temos em missão em Timor: a irmã Cristina Macrino, que é incansável, e a irmã Rosa Ribeiro, são portuguesas, a irmã Saviana Samaque é moçambicana. São as três muito dedicadas e a população gosta muito delas. Temos neste momento em Portugal jovens timorenses que depois da formação religiosa e profissional poderão vir a ser enviadas para Timor. É nosso objetivo que as populações locais beneficiem e participem ativamente nos projetos”, sublinha a irmã Armandina Neto.
Na fotografia: Imagem dos presentes na inauguração.
Discurso da Irmã Cristina Macrino, diretora da Clinica, no momento inaugural:
Sua Excelência Sr. Primeiro-ministro da Republica Democrática de Timor Leste, Sr. Kay Rala Xanana Gusmão,
Sua Excelência Sra. Ministra da Saúde da Republica Democrática de Timor Leste, Dra. Élia dos Reis
Sua Excelência Sra. Deputada Dra. Maria Barreto,
Sr. Coordenador do Gabinete de apoio da Sociedade civil, Sr. Eng. Joaquim Freitas,
Reverenda Superiora Geral da Congregação das irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, irmã Armandina Pimenta Neto.
Reverenda Superiora da comunidade de S.JOSE – Memo, Irmã Rosa Ribeiro
Excelentíssimo Diretor de serviços de Saúde do município de Bobonaro, Sr. Enf Gil Vicente Bernardo
Excelentíssimo Diretor do Hospital referencial de Maliana e chefe de serviços do Centro de Saúde de Ritabou
Autoridades Locais,
Autoridades de Segurança
Rev. Pároco de Maliana, Padre Valério Gusmão e Padre Levinson Verdial
Reverendas irmãs, ilustres convidados e amigos, queridos profissionais de saúde e colaboradores,
Hoje estamos em festa e estamos em dia de Acção de Graças! É uma grande alegria realizar este evento e vivermos mais este objetivo concretizado. Faremos a inauguração do Laboratório Prof Doutor Henrique Curado dentro de momentos, um projeto sonhado para completar os cuidados de saúde na Clinica Madre Cecília dos Santos em Memo - Maliana.
A importância da saúde em Timor Leste passa por esta atenção contínua a cada paciente que procura ajuda e precisa promover a sua saúde com cuidados e atenção da parte dos profissionais de saúde.
A decisão de Construir um laboratório foi um sonho que foi alimentado e tornado prioridade à medida que fomos avaliando as necessidades de avaliação clinica e de compreendermos que seria mais um objetivo assertivo para dar respostas a tantas situações que para as quais os valores analíticos são essenciais para determinar diagnósticos! E o sonho comanda a vida, e a vida é um dom precioso de Deus, que deve ser protegido e ser cuidado com amor e respeito. O titular do Laboratório, Prof Doutor Henrique Curado, um ilustre português que colaborou com Timor Leste e que durante os anos que viveu em Timor, exerceu o cargo de Assessor jurídico e político e foi Professor de direito na Universidade Nacional de Timor Leste, recebe esta homenagem e também a nossa gratidão pelo seu contributo a esta querida Nação.
A sua dedicação e amor a Timor leste, esta nação tão amada por todos nós, deu-nos a oportunidade de nos ligarmos à Associação Mercado dos Santos no Porto em Portugal na pessoa da sua Presidente, Sra. Marisa Barroca a grande promotora desta obra que hoje inauguramos, com todo o seu empenho e dedicação e com o apoio total do Excelentíssimo Sr. Prof Doutor Henrique Curado foi realizada uma campanha em Portugal e pouco a pouco com o contributo de centenas de portugueses conseguimos o objetivo final. Agradecemos também ao empresário português Renato Jácome da empresa Acordo pelo seu contributo a este laboratório.
A orientação da construção e todo o plano estrutural desta pequena obra deve-se mais uma vez ao Sr. Emanuel Ribeiro, que respondeu com muito empenho e interesse a que este pequeno edifício fosse construído e que hoje possa ser utilizado para o bem de muitos pacientes do Suco Tapo Memo e todos os que precisam ou procuram os cuidados de saúde na nossa Clinica Madre Cecília dos Santos.
A Sua Excelência Sr. Primeiro-ministro da Republica democrática de Timor Leste, Sr Kay Rala Xanana Gusmão, pela sua presença, pelo apoio constante à nossa missão na qual ele acompanha desde o seu início, a nossa clinica é uma instituição de saúde graças ao seu contributo, é de total relevância a sua absoluta VALORIZAÇÃO ao serviço, ao esforço e ao amor que queremos continuar a doar a esta causa merecedora da nossa vida em Missão. As irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima expressam total gratidão a Sua Excelência Sr. Primeiro-ministro.
Agradecemos a Sua Excelência Sra. Ministra da Saúde, Dra. Élia dos Reis, o total apoio à nossa Clinica com a aprovação do novo Memorando de Cooperação, a sua atenção e neste dia dando – nos o privilégio da sua presença entre nós, muito obrigada Sra. Ministra.
Queremos também agradecer à Sra. Deputada Dra. Maria Marreto pelas suas visitas e verificações do nosso plano de atividades em diferentes momentos e que hoje também está connosco a celebrar a inauguração.
Agradecemos ao Sr. Coordenador do Gabinete de apoio da Sociedade civil, Sr. Eng. Joaquim Freitas, a sua presença neste evento e aproveitamos a grande oportunidade de agradecer o financiamento do Gasc para o funcionamento e serviços da Clinica Madre Cecília dos Santos. Este precioso contributo dá-nos possibilidades de desenvolver uma atividade completa de promoção, formação e acompanhamento não só na Clinica e no seu funcionamento, mas também nas visitas mensais ás 6 aldeias: Tunubibi, Manuaman, Sekar, Moleana, Corluli, e Lale. Permite nos também apoiar situações socias mais vulneráveis e fazer a promoção e educação para a saúde em escolas basicas, Centro de Acolhimento Santa Clara de Assis em Tunubibi, Escola de Agricultura em Maumali, Escola técnica Profissional D.Bosco Maumali e a Escola Básica Padre Manuel Luís em Maliana. Muito obrigado Sr. Eng Joaquim Freitas.
Damos as boas vindas à Superiora Geral da Congregação das irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, chegada há 3 dias de Portugal, agradecemos a sua presença e apoio à nossa Missão Reparadora.
Agradecemos ao Diretor de serviços de saúde do Município de Maliana, Sr. Enf Gil Bernardo, que sempre nos acolhe com interesse e dedicação, ao Sr Diretor do Hospital referencial de Maliana, com quem colaboramos na transferência de pacientes em situações de emergência. Ao Chefe do Centro de Saúde de Ritabou também pela cooperação com os nossos profissionais de saúde.
Ao reverendo Padre Valério Gusmão por nos apoia em todas as atividades e hoje irá abençoar este edifício. Ao padre Levinson Verdial que espiritualmente nos acompanha semanalmente e nos apoio na sua amizade e presença.
Ao casal Sra. Ana Oliveira e Sr. Cortez, agradecemos também a sua presença e apoio constante ao longo do tempo e ao longo destes anos em missão. Ao centro de saúde Mental S. Bento Menni com quem temos um memorando de cooperação e que agradecemos o contributo das irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e todo o acompanhemto aos pacientes de doença mental e psicológica no Suco Tapo Memo.
Vamos inaugurar o nosso Laboratório Prof Doutor Henrique Curado, e termino com um pensamento de Melody Beattie que nos diz: "A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje e cria uma visão para o amanhã."
Parece nos muito importante agradecer e valorizar o muito e o pouco e nunca o esquecermos no tempo futuro.
Obrigada a todos! Benvindo à inauguração do Nosso Laboratório!